Vítor Sereno quer mais recursos para o SIRP

O secretário-geral do Sistema de Informações da República (SIRP), Vítor Sereno, defende que o modelo atual “é robusto e adequado”, mas pede a valorização dos recursos humanos, tecnológicos e de infraestruturas.
“É essencial que este sistema continue a evoluir, adaptando-se às novas exigências globais e reforçando a sua capacidade de resposta”, advoga, apontando três áreas prioritárias. A primeira é a valorização dos recursos humanos. “Devemos investir no recrutamento de novos talentos, assegurando que o sistema renova a sua capacidade crítica e técnica para enfrentar desafios cada vez mais sofisticados”, diz Vítor Sereno.
Apela a que se prossiga com a modernização tecnológica, que considera “fundamental para lidar com a complexidade crescente das ameaças”, e, quanto às infraestruturas, frisa: “Devemos continuar a dar atenção às necessidades físicas do sistema, pelo que prosseguiremos o projeto de realização do espaço anexo ao forte Dom Carlos I, criando condições que fortaleçam a sua operacionalidade e a sua eficiência”.
Vítor Sereno classifica o sistema de informações como “um pilar fundamental da segurança nacional” e a base “sobre a qual se garante a estabilidade das instituições e a segurança dos cidadãos”. “Contudo, é também fundamental que o sistema se aproxime da sociedade, fortalecendo o entendimento e a confiança mútua. Este diálogo com as organizações da sociedade civil é promissor e deve ser aprofundado dentro dos parâmetros que a natureza do nosso trabalho impõe”, defende.


